Souza Cruz - Campo
Quick Navigation
Jump to content
Modelo de parceria com produtores integrados é referência nacional no agronegócio e na agricultura familiar
A BAT Brasil possui há quase um século uma relação estreita com os produtores rurais responsáveis pelo plantio do tabaco presente em seus produtos. A proximidade se dá não apenas para garantir a alta qualidade da matéria-prima, mas também para promover o desenvolvimento e a prosperidade de toda a cadeia produtiva no campo.
Criado pela BAT Brasil em 1918, o Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) é uma parceria técnico-comercial que viabiliza e facilita o acesso do produtor rural às sementes e aos insumos necessários para o plantio. Além disso, a Companhia assegura a compra de toda a safra, independentemente do seu resultado, e oferece assistência técnica por meio de orientadores agrícolas altamente capacitados.
O SIPT é referência nacional no agronegócio e, principalmente, na agricultura familiar, base da produção de tabaco no Brasil. Atualmente, a BAT Brasil possui 27 mil produtores rurais integrados, que, em geral, possuem pequenas propriedades e fazem do tabaco uma de suas mais importantes atividades econômicas.
No modelo de financiamento atual, os produtores utilizam a produção de cada ano para já arcar com os custos da safra seguinte. O formato garante baixo nível de endividamento e alto grau de sustentabilidade para o sistema.
Ao longo dos anos, o SIPT foi aprimorado pela BAT Brasil em diversas frentes: desde a introdução de inovações técnicas até a promoção do melhor uso de recursos naturais. A Companhia tem como objetivos o desenvolvimento dos produtores integrados, a realização de pesquisa tecnológica para o campo e o incentivo à atuação da mulher como administradora do negócio.