Souza Cruz - Programas em Parceria
Quick Navigation
Jump to content
O Programa Propriedade Sustentável, desenvolvido pela BAT Brasil em parceira com entidades ligadas ao Agronegócio no Sul do Brasil visa a capacitação gerencial do produtor integrado, tendo como base o desenvolvimento sustentável da propriedade através do planejamento das atividades, da gestão financeira e do respeito às questões socioambientais e a aptidão natural da família e da propriedade rural. Monitora todo o movimento econômico das propriedades rurais do programa, proporcionando uma visão de viabilidade financeira e gerando referências para uso para outras propriedades rurais da região produtora de tabaco nos três estados do Sul do país visando a sua viabilidade e consequente sucessão rural. Ao todo são 240 propriedades dos três estados do Sul do Brasil em 12 polos de 20 produtores cada.
O programa SOL Rural desenvolvido pela BAT Brasil em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), contribui para a melhoria da qualidade de vida dos produtores integrados e seus familiares através de treinamentos que orientam sobre segurança, organização e limpeza das instalações da propriedade, além disso, fornecem informações para promover uma produção mais segura e sustentável.
A BAT Brasil em parceria com o Sindicato das Indústrias do Tabaco (Sinditabaco) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), realiza de forma pioneira, desde 2000 o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico na região Sul do Brasil. O programa, já recolheu mais de 10 milhões de embalagens vazias, incluindo outras culturas, abrangendo mais de 570 municípios dos estados participantes.
A BAT Brasil é associada ao Instituto Crescer Legal, criado por iniciativa do SindiTabaco e suas empresas associadas para oferecer oportunidades de desenvolvimento a adolescentes do meio rural, como alternativa no combate ao trabalho infantil e pensando na sucessão, planejamento e gestão das propriedades. O Instituto desenvolve desde 2016 o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, baseado na Lei da Aprendizagem. Saiba mais em: http://www.crescerlegal.com.br/
O Plano Diretor de Solos é um programa voltado para a conservação do solo e da água que, através do uso de tecnologias ecologicamente apropriadas para cada região, auxilia o produtor integrado no manejo da sua propriedade. O programa visa contribuir para o aumento da produtividade, qualidade e fertilidade do solo, ao mesmo tempo reduzindo os custos da produção e os impactos ambientais.
Em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Souza Cruz desevolveu o Programa Gestor de Recursos Florestais, com o objetivo de promover o adequado uso dos recursos florestais nas propriedades rurais e contribuir para qualidade de vida e desenvolvimento regional, além de incentivar e ampliar a cobertura florestal, especialmente da Região Sul do Brasil.
A BAT Brasil, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) desenvolveu o Programa Gestor de Recursos Hídricos. O programa tem como objetivo orientar e promover o consumo sustentável e racional da água, recurso natural imprescindível nas atividades agrícolas das propriedades rurais e para sociedade.